quinta-feira, setembro 30, 2010

cebola roxa com alecrim - um bom acompanhamento

Eu estava de bobeira na livraria Saraiva folheando os livros de Jaime (Oliver), quando me bato com uma receita de cebolas roxas assadas com especiarias. Quase enlouqueci, pois eu adoro cebola! Aqui em casa chega a rolar briga por causa da cebola no bife, tem que ser uma para mim e outra para o marido!  Na hora não anotei a receita (para variar, sou super desorganizada), mas fiquei com a idéia na cabeça (e no fim adapto tudo ao meu modo, para variar de novo).


Esperei a primeira oportunidade e fui atrás das cebolas roxas (não costumo comprá-las, acho que são mais "fortes"). Admito que não senti muito diferença da cebola roxa depois de assada.

Receita:

  • 3 cebolas roxas médias 
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa (rasa) de folhas de alecrim (seco ou fresco)
Tirei a primeira casca da cebola, lavei, cortei o fundo (para que ela ficasse em pé na forma ou refratário), fiz um corte em forma de X até o meio da cebola. Coloquei um pedacinho de manteiga dentro do corte, joguei alecrim por cima e forno, por aproximadamente 25 minutos!


Essa é uma "não receita", mas vale super a pena, é prática, tem uma aparência ótima e um sabor incrível!

Como a alecrim é forte, pode ser o acompanhamento de um bife acebolado (ou frango assado com suco de laranja), arroz branco e farofa.

2 comentários:

Paola Mercer disse...

HUm lembrei da infancia...o pai enfiava as cebolas no espeto e assava na churrasqueira enquento a carne ficava pronta, depois a gente tirava as petalas da cebola colocava num prato e temperava como salada....afff...delícia.

duda lima disse...

Comida de infância sempre tem um sabor especial!