domingo, setembro 19, 2010

Brigadeiro de capim santo

A primeira vez que comi um desses, já faz um tempo, foi em um aniversário chiquérrimo! De lá para cá, fiquei esperando uma oportunidade para fazê-lo, o que foi possível no aniversario da minha mãe, combinou perfeitamente com o prato principal, caruru!

As amigas da minha mãe ficaram doidinhas querendo saber como eu tinha feito, os brigadeiros foram devorados rapidamente! Minha mãe (coruja que só ela), disse que eu tinha um blog de comidinhas e que provavelmente colocaria a receita lá (no caso, aqui), e saiu dando o endereço para a mulherada toda!

esse foi o último que sobrou, se eu demorasse mais um pouquinho ia ficar sem foto

Eu fiz uma pesquisa na internet para saber como era feito o brigadeiro, pelo que vi, costuma-se bater o capim santo verde com um pouco de leite, depois de coar, adiciona ao leite condensado. Eu juro que rodeia a cidade toda atrás de capim santo verde, mas não tinha. Já havia procurado no CEASA e nada, então na banquinha de Sr. Luiz (em sua banquinha ele vende todo tipo de folha para chá, garrafadas para curar qualquer doença, banho para afastar qualquer mal...) e nada de capim santo verde, só seco para chá. Foi seco mesmo.

Como só tinha as folhas secas, tive que pensar em outra possibilidade, fazer um chá forte, com pouco líquido (nesse caso usei um pouco de leite).

Receita:
  • 2 latas de leite condensado
  • 1/2 xícara de chá de capim santo (bem forte, com leite no lugar da água)
Para fazer o chá, coloquei para ferver a meia xícara de leite com um punhado bem generoso de folhas de capim santo picada. Após ferver, eu mantive a panela tapada por uns 10 minutinhos.

Adicionei o chá ao leite condensado e mexi até dar o ponto (no meu caso, ponto de brigadeiro mole, como já disse antes, não tenho a menor paciência de esperar ficar no ponto de enrolar, muito menos enrolar "trocentos" brigadeiros).

Fica um gosto inusitado, leve, diferenciado e nada enjoado!



Um comentário:

Morena disse...

Mais tá que tá!!! Ninguém te segura girl!!!! Beijos!!!!