quarta-feira, agosto 04, 2010

Risotto Bianco

Eu andei dizendo que ainda não tinha usado o livro "A Itália de Jamie", então decidi mudar e lá fui eu em busca de um risoto, no outro livro de Jamie.

mas não é meio branquelo? 
Claro, é um risotto bianco, que apesar da cara sem graça, é uma delícia!

Esse é um risoto básico, partindo dessa receita, você pode incrementar (minha mãe sempre usa essa palavra) adicionando outros ingredientes!

Receita:

  • 1 litro de caldo (de galinha, legumes, carne... o que tiver. Jamie faz o próprio caldo, eu uso um ou dois cubinhos dissolvido em 1 litro de água)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pedaço de manteiga (quanto seria isso?)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cabeça de salsão picado (não usei)
  • 400g de arroz arbório (próprio para risoto)
  • 2 taças de vinho branco seco (usei um vinho de qualidade e aproveitei para tomar o restante)
  • 70g de manteiga
  • 120g de queijo parmesão ralado (usei menos parmesão)
Como eu tinha passado na Perini e me encantado com uns champignons frescos, decidi adcioná-los ao risoto!
Esquente o caldo! Em outra panela, aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola, o alho e o cogumelo, cozinhe sem dourar. Quando os vegetais ficarem macios, acrescente o arroz e aumente o fogo para fritar o arroz.  Adicione o vinho branco.

Quando o vinho for absorvido pelo arroz acrescente uma concha de caldo, abaixe o fogo, e vá adicionando caldo sempre que o arroz estiver secando, sempre mexendo levemente. Levará em média 15 minutos.

Po fim, desligue o fogo e incorpore a manteiga (o pedaço ou 70g? Se o pedaço por de 70 g, tanto faz) e o queijo parmesão,  deixe descansar por 2 minutos (não fui eu que disse isso, foi Jamie) e sirva na hora!

Dica de Jamie: Se o caldo terminar antes do arroz está cozido, adicione um pouco de água fervente!

Foi assim a minha estréia na "Itália de Jamie"!

4 comentários:

maria eme bê disse...

acho que vou fazer HOJE!
eu preciso começar a comprar os livros dele... :(

anatulipa disse...

tá com uma cara de gostoso! E vc ainda se esmerou na apresentação do prato...ta profissional!
bj

duda lima disse...

ana,
eu juro que estou me esforçando, mas ser profissional deve ser chato, vira obrigação e pra mim é lazer!

Morena disse...

Pára tudo!!!! Buáaaaaaaa... Tô de dieta, você me matou com esse risoto, que imagem linda!!! Tô com água na boca!!! Beijocas!!!