domingo, agosto 22, 2010

Curso de cupcakes, alfajores e macarrons - Bazar do Valter

Nas minhas andanças pela internet encontrei uns cursos aqui em Salvador, me animei e fui lá conferir! O curso é oferecido pela loja Bazar do Valter, uma loja de produtos de confeitaria no Centro da cidade.

Na loja eu encontrei açúcar impalpável (que é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho, serve para fazer pasta americana, coberturas de bolo...  ajuda a não ficar gosmento, sabe?), todos os tipos de chocolates para cobertura, saco de confeitar, cortadores de biscoito, confeitos para decorar bolos e cupcakes.... Só não tinha as formas para muffin, mas o pessoal da loja é super simpático e disse que é só procurar Mariana ou Dani e solicitar o que você não encontrar, que eles encomendam!

Próximo ao Bazar do Valter tem várias outras lojinhas que vendem tudo que se possa imaginar para confeitaria e festas, é só sair batendo perna e pesquisando preço!

Mas eu estava falando do curso, né? O curso não foi dos melhores, confesso que fiquei meio decepcionada.
  • Primeiro porque achei que colocaria a mão na massa (depois descobri que só no SENAC se coloca a mão na masa, tolinha), 
  • em segundo lugar, achei o professor meio esnobe, 
  • e em terceiro lugar, meus cupcakes são mais gostosos que os dele (hihihi)!
Falando sério, eu aprendi alguns "truques" importantes sobre como fazer macarrons (eita bichinho trabalhoso de fazer) e adorei a receita do alfajor (esse vou fazer em breve)!

o mini macarron
Macarron é cheio de truques. Precisa-se de uma balança digital, pois cada grama a mais ou a menos pode arruinar a receita, o forno precisa está exatamente na temperatura ideal, é preciso bater as claras por 12 minutos (nem 11, nem 13, DOZE MINUTOS!) e mesmo fazendo tudo correto ainda pode dar errado! Dou super valor a quem faz, mas prefiro comprar pronto!


o cupcake tinha tanto buttercream e confeito que mal senti o gosto do bolinho.


os alfajores foram a estrela do curso

Eles entregam uma apostila com as receitas feitas na aula e algumas extras. Existem outras opções de curso e nem todos são ministrados pelo mesmo professor (acho que impliquei com ele)! E o investimento é baixo, paguei R$30,00 pela aula que durou 3 hs!

Continuo em busca de outros cursos/aulas, pois sou brasileira e não desisto nunca (quase nunca)!

4 comentários:

anatulipa disse...

O alfajor é muito complicado de fazer Duda?? Tá com uma cara linda!
bjo

duda lima disse...

Ana,
não achei complicado, mas a massa não é igual ao HAVANA, é tipo de "panaderia", tipo biscoito!
vou fazer e coloco a receita aqui!

FRANCYS LARA disse...

Adoro alfajor!!!!
Estou doida pa ver essa receita!!!!!
Bjos

RAMON(ES) disse...

Que chique, toda fazendo cursos.
eehehehhehe