sábado, agosto 14, 2010

Brownie

Eu acreditava que fazer brownie era um bicho de sete cabeças, talvez por ser sofisticado (o nome é chique, tipo cupcake), tenha me intimidado por um tempo. Mas quando encasqueto com uma coisa vou até o fim (como assim, nunca fiz um brownie?). 

Fui a minha "biblioteca" culinária (meia dúzia de livros e um mundo de blogs e sites), por fim escolhi essa receita deliciosa e super possível de ser feita por mortais como nós!


Receita:
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 1 xícara de manteiga sem sal (eu nunca tenho manteiga sem sal em casa, uso com sal mesmo)
  • 1 1/2 xícara de açucar
  • 4 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • uma pitada de sal (não usei)
  • 70g de nozes picadas
  • 1/4 xícara de cacau em pó
eu me animei tanto que até tirei fotos do passo a passo

Bata os ovos com o açúcar. Derreta em banho maria o chocolate picado com a manteiga. Em seguida, adicione aos ovos batidos, misturando bem com uma espátula. Junte os ingredientes secos peneirados, misture. Acrescente as nozes picadas.
Forre uma forma quadrada com papel manteiga (por segurança é bom passar um pouco de manteiga na assadeira ou no papel), despeje a massa sobre a assadeira. Leve ao forno a + ou - 200 graus, por 15 a 25 minutos (sempre use o palito para ver se está no ponto)!

virei criança e raspei a tigela, hum!

O brownie não fica muito doce (o que permite colocar uma colherzinha de doce de leite, nutella ou sorvete de creme na hora de servir), e as nozes dão um toque especial!

Brownie é isso!

4 comentários:

Vanessa Sagossi disse...

uh, parece super gostoso!
Vou anotar essa!
Beijos,
Vanessa Sagossi,
comentandoofilme.blogspot.com

Shiruvana disse...

pode parecer estranho para uma pessoa como eu.. hehe.. mas eu gosto de brownie! com café, principalmente! bjs,

RAMON(ES) disse...

Essa receita minha namorada faz. Agora ela coloca pedaços de chocolate branco dentro, fica uma delícia.

duda lima disse...

Ramon,
vou anotar a dica e testar da próxima vez!
bjo