quinta-feira, agosto 26, 2010

Alfajores

Gostei dessa receita de cara, desde o dia do curso, sabia que ela prometia!

O universo estava conspirando para que eu fizesse esses alfajores hoje, pois eu tinha um encontro com amigas queridas, minha sogra havia me presenteado com um pote de "Dulce de Leche HAVANA", eu estava de folga do trabalho e a faxineira estava por aqui para me ajudar a limpar a bagunça (melhor impossível)!


Receita:
  • 2 1/2 xícaras de amido de milho (a velha e boa Maizena)
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de manteiga ou margarina
  • 1 ovo inteiro
  • 2 gemas
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (faz toda a diferença)
Recheio:
  • 1 lata de doce de leite firme (pode ser leite condensado cozido em panela de pressão por 1 hora)
Cobertura:
  • 250 g de chocolate meio amargo (fica mais saboroso que o chocolate ao leite)
Peneire os ingredientes secos e reserve. Bata na batedeira em velocidade máxima o ovo + gemas + açúcar + manteiga + essência de baunilha até virar um creme (para quem não usa batedeira, força na peruca e no braço)! Acrescente os ingredientes secos peneirados ao creme, formará uma massa lisa e bonita!

Polvilhe um pouco de farinha em mesa ou bancada, e abra a massa com a ajuda de um rolo. Eu fiz as bolachinhas bem fininhas e cortei os círculos com a ajuda de um copo. Leve as bolachinhas ao forno médio, pré aquecido, por 5 a 10 minutos (é muito rapidinho, não precisa dourar)!

Os biscoitos ficaram tão saborosos que dá para comer puro, com doce de leite ou geléia (imagina com dulce de leche HAVANA)!

Em seguida, é rechear com doce de leite e banhar em chocolate derretido em banho maria. É preciso ter cuidado para o "sanduiche" não desmontar na hora de banhar no chocolate. Nessa hora fiz uma bagunça danada, tinha chocolate pela casa toda, mas foi delicioso!

prontinhos, aguardando para serem embalados!

A receita rende bastante, em média 20 unidades (do diâmetro de um copo americano). Preferi fazer desse tamanho médio, para fica mais delicado e bonitinho, na hora de presentear!

olha eles embaladinhos para presente!


6 comentários:

FRANCYS LARA disse...

Oi Duda!!!!
Nossa essa é outra receita que preciso fazer, ficaram lindos!!!
Amo alfajor!!!
Olha falei de vc no meu blog!
Acredita que fiz meu 1º cupcake!!!!
Achei ele tão lindo!!!
Não tem o "glamour" dos seus, mas amei!!!! Agora quero fazer com suas receitas!!!!
Bjocas

duda lima disse...

Francys,
faz sim os alfajores, é super tranquilo de fazer e ficam deliciosos!

ah! meus cupcakes não tem "glamour" nenhum, são bem povão mesmo, hehehe!

bjo

Shiruvana disse...

guarda um pra mim, vai?! gosto de doces pequenos, porque consigo comer.. hehe.. bjs,

Zeca Forehead disse...

Dudinha, acho o máximo essa vibe Elíbia Portela! Sucesso total. Você brocando em todas as frentes de ataque! Muito bem

RAMON(ES) disse...

Isso deve ter ficado bom, mas se o recheio fosse tb de chocolate ia ser melhor ainda.
eehehehehehehe

duda lima disse...

Zeca,
entendi como um elogio, né?
hehehehe

Ramon,
você e sua preferência por chocolate + chocolate + chocolate!

=)