quinta-feira, julho 08, 2010

torta de kiwi

Essa torta foi minha perdição, ela não durou 24 hs na geladeira!
A minha idéia era usar uns kiwis que estavam rolando na geladeira, mas no fim saiu essa torta, que apesar da necessidade de alguns ajustes, ficou deliciosa!


Para fazer a torta, fui consultar o meu livro de "Técnicas de Confeitaria Profissional", nele encontrei a receita da massa e a do creme de confeiteiro.

Massa Sablage (é como eles chamam no livro):
  • 250 g de farinha de trigo (1 1/2 xícara de chá)
  • 100 g de açúcar (1/2 xícara de chá)
  • 1 gema
  • 150 g de manteiga sem sal fria (1 xícara de chá)
  • sal (opcional)
Peneira e farinha e o sal, junte a manteiga e mistura até a massa ficar granulada. Acrescente a gema ligeiramente batida com o açúcar e amasse com a palma da mão, até que a massa fique firme. Cubra a massa com filme plástico e leve a geladeira por 1 hora. Enquanto isso faça o creme de confeiteiro.

Creme de confeiteiro:
  • 1/2 litro de leite
  • 2 gemas
  • 125 g de açúcar (+ ou - 3/4 xícara de chá)
  • 30 g de amido de milho (2 colheres de sopa)
  • gotas de baunilha
Adicionar metade do açúcar no leite e levar ao fogo.
Bater as gemas com o restante do açúcar, peneirar a farinha sobre as gemas batidas. Em seguida, despejar metade do leite quente sobre a mistura, mexer bem para ligar os ingredientes.
Transferir a mistura para a panela com o restante do leite e levar ao fogo por mais alguns minutos, até engrossar. É importante mexer para não embolar e/ou grudar no fundo da panela! Por último, acrescentar a baunilha.

Montagem:
Forrei um refratário com a massa (mas poderia ter sido uma forma de aro removível), furei a massa toda com um garfo (para não criar bolhas de ar) e levei ao forno médio até dourar.
Coloquei o creme de confeiteiro em cima a massa (depois de esfriar) e decorei com os Kiwis em fatias, levei a geladeira até a hora de servir.


Observações:
Eu achei a massa muito dura. Acredito que tenha sido a adição da gema, pois costumo fazer uma massa para torta, apenas com farinha, manteiga e açúcar, desse modo ela fica quebradiça, mais leve!

Meu creme de confeiteiro não ficou tão firme quanto deveria. Acredito que não coloquei a medida exata de amido de milho (pois a receita estava toda em gramas e não com essas medidas em parênteses, que eu só encontrei depois).

Apesar dos pesares, o sabor era muito bom e a torta foi devorada por apenas 3 pessoas!


8 comentários:

anatulipa disse...

As 3 pessoas que devoraram doram vc, Mami e Glória? hehehehe!
Devia estar delícia...

anatulipa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroline disse...

Duda talvés seja a marca e ou a quantidade da farinha de trigo,que vc empregou na receita. Eu gosto muito de usar a marca Finna,principalmente para fazer massas, pães e etc... ela deixa a massa mais leve e mais branquinha do as outras marcas.
Talvés também pode ter sido a quantidade de farinha de trigo, nunca coloque toda a farinha de trigo na receita principalmente neste tipo de massa, vá colocando aos poucos até dá o ponto, pois cada marca de farinha de trigo tem umidade diferente, pode ser que com uma marca X vc use 100g com a marca Y vc use 125g. Outra coisa compra logo uma balança é tão barato hoje em dia e vale muito a pena. Bjão Carol

duda lima disse...

Carol,
muitíssimo obrigada pelas dicas profissionais!
bjinho

Clarice. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clarice. disse...

Duda,
acho esse creme um máximo porque combina com qualquer fruta esquecida na geladeira e ainda não é muito doce, mas quanto a massa prefiro a basicona de biscoito maizena, pra não ter erro. rs

beijos.

duda lima disse...

Clarice,
acredite se quiser, eu nunca fiz a massa básica de biscoito maisena! até tenho um pacote no armário exatamente para isso! hehehe
vou experimentar!
bjinho

Fabiana disse...

a terceira pessoa FUI EU!!!! e esta é a primeira receita q vi no blog que experimentei!!! (emoção)