segunda-feira, julho 19, 2010

Panqueca de Jamie

Que eu e Jamie estamos nos dando muito bem todo mundo já sabe, né? Vira e mexe eu dou uma pesquisada no "Revolução na Cozinha", mas preciso lembrar que também tenho "A Itália de Jamie", até agora não usei esse livro para nada!

Mais uma vez lá fui eu para o "revolução" (já estou abusada de tão íntima, hein?), queria comer algo doce e rápido e a solução foi panqueca com nutella e/ou geléia!

A com nutella ficou lá atrás, a da frente é de geléia de amora

Essa panqueca é um pouco diferente da que eu faço, pois é meio grossinha, tipo panqueca de americano, sabe? As panquecas da minha infância era de uma massa fininha, geralmente recheadas de carne moída, enroladas e com molho de tomate por cima, uma delícia! Luzia, que trabalha com a minha mãe a uns 30 anos, dizia que a primeira nunca ficava boa , e é verdade (eu acho que é por causa da temperatura da frigideira)!

Mas deixando as panquecas de Luzia de lado, vamos para as panquecas de Jaime!

Receita:
  • 1 ovo
  • 1 xícara de farinha de trigo com fermento (eu uso o fermento separado)
  • 1 xícara de leite
  • uma pitada de sal
  • manteiga (para untar a frigideira)
Ele orienta a misturar os ingredientes na mão, mas eu vou logo para o liquidificador que é mais prático!

Esquente uma frigideira de preferência anti aderente (para não precisar usar manteiga), se necessário coloque um pouco de manteiga ou pincele com óleo, use a medida de uma concha de massa para cada panqueca, cozinhe por 1 a 2 minutos e vire com uma espátula (o fato das panquecas serem gorduchas ajuda na hora de virar o lado)!

Depois é só cobrir com o que lhe fizer feliz, pode ser nutella, brigadeiro mole, geléia...!

5 comentários:

Shiruvana disse...

gosto muuuito de panquecas.. mas das salgadas que das doces, mas uma de amora seria excelente acompanhamento por meu café da tarde.. hehe

M. disse...

Tá pretendendo abrir um restaurante, é, Duda? =)

Morena disse...

Olá dona moça, tudo bem? Você está danada nas receitas! Esta, por exemplo é muito boa, prática para momentos de apuros, hihihihihiih... Vou testar para meu gordito, com certeza ele vai adorar.

duda lima disse...

Mauricinho,
abrir um restaurante nem pensar, dá muito trabalho administrar uma cozinha, imagina um restaurante todo!

Morena disse...

Eu estava sumida mesmo!!O corre-corre do trabalho, me deixou sem tempo de postar. Olha, eu esqueço do teu blog não, viu! Adoro tanto suas receitas que já estou fazendo propaganda dele e tudo, hehehehhehe... Beijocas!!!