quinta-feira, julho 29, 2010

mini cupcakes de chocolate com chocolate e chocolate

Domingo passado achei que merecia uma overdose de chocolate, por isso decidi fazer esse cupcake de chocolate, com recheio de chocolate e cobertura de chocolate (sem falar nas bolinhas de chocolate que enfeitaram os bolinhos)!


Eu usei a receita básica de muffin/cupcake, mas pode deixar que eu repito tudinho!

Receita:

  • ½ xícara de açúcar 
  • 3 colheres de sopa (rasas) de manteiga ou margarina (essencial para não grudar nas forminhas)
  • 2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
  • ½ xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa (cheia) de fermento
  • quadradinhos de chocolate meio amargo 

Essa quantidade rende (+ ou - ) 16 mini cupcakes ou 12 cupcakes


Bata em uma batedeira o açúcar e a manteiga, acrescente os ovos, em seguida acrescente a farinha e o leite. Por último misture na massa o fermento e o chocolate em pó.

Por se tratar de mini cupcakes, eu coloquei uma colher de sopa de massa na forminha, arrumeio 1/2 quadradinho do chocolate meio amargo, depois mais um pouquinho da massa, só para cubrir o chocolate! Depois é forno bem quente, pré aquecido, de 10 a 15 minutos (cuidado porque eles são pequenininhos e assam rápido)!

Cobertura:

Fiz um brigadeiro mole, mas não moooole, em ponto de brigadeiro de colher. Até tentei colocar em um saco de confeiteiro para decorar, mas não rolou (eu tenho problemas com saco de confeitar).

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara de chocolate em pó (nada de nescau, tá? fica infinitamente melhor com chocolate em pó, mas se não tiver, vai de nescau mesmo).

Para finalizar eu usei umas bolinhas de chocolate branco e preto que vende no supermercado!

Ah! Fiz versão cupcake também, para dar de presente a um amigo do Blog Turminha do Ramon


8 comentários:

Morena disse...

Me mate logo do coração, vá!! Muffin de chocolate é uma perdição, oh mô deus!!! Rarará... Dona moça, tú tem fotolog? Vou passar o meu para vc, tá certo? Para a gente se conhecer pelo menos por foto, kkkkkkkkkk... Beijão!
http://www.fotolog.com.br/morenasori

Rainha de Espadas disse...

Àgua na boca, babe!
6 seguidoras agora, tá?!
:)

duda lima disse...

O que seria de mim sem as amigas me segundi, hehehe!

RAMON(ES) disse...

Obrigado, gostei bastante dos cupcakes!

E eu sempre esqueço desse lance dos seguidores, agora eu estou seguindo seu blog.
hehehehehe

beijos

andrea disse...

oi querida vi seu blog e amei fiz a sua receita de cupcake e ficou divina até fiz vários recheios parabéns eu não tenho blog mas de agora em diante sempre vou passar por aqui bju e otima quarta feira pra vc...

duda lima disse...

oi Andréa,
seja muito bem vinda aqui no blog!
se precisar de alguma coisa pode me mandar e mail, deixar um comentário, fazer sinal de fumaça...tá valendo!
bjo

Garota do blog disse...

voc~e se importa??? eu coloquei essa foto de cupcake no meu blog...

Duda Lima disse...

Não tem problema, só põe o credito! =)
bjinho