terça-feira, julho 13, 2010

Kibe de forno ou Quibe de forno?

O que fazer com carne moída? Pensei nas almôndegas de Jamie (que parecem deliciosas), mas estava sem ovo em casa! Então, fui no livro da D.Benta e achei esse Kibe de forno!


A receita não é muito diferente da maioria,  e eu faria apenas algumas modificações (sou a rainha das modificações)!

Receita:
  • 1 kg de carne moída (ela sugere patinho ou coxão mole, eu compro uma que esteja com uma cara bonita)
  • 2 xícaras de chá de trigo para kibe
  • 1 cebola picada 
  • 1 cebola em rodelas (não tinha na receita original)
  • 1/4 xícara de folhas de hortelã (eu não tinha hortelã em casa)
  • 4 colheres de sopa de manteiga (coloquei só 2 colheres. Além disso, ela usa a manteiga para untar o refratário, eu uso na massa)
  • 1 colher de chá de tempero sírio (eu não tinha tempero sírio e parecia que o livro sabia disso, pois ele sugere substituir por 1/2 colher de chá de canela + uma pitada de pimenta do reino moída + uma pitada de cravo em pó)
  • sal a gosto
Deixe o trigo de molho por 15 minutos. Depois, coloque-o em uma peneira e esprema para tirar todo o excesso de água.

Em uma tigela, coloque a carne + a cebola picada + a hortelã + o tempero síro + sal. Acrescente o trigo + a manteiga e amasse a mistura com as mãos! Ficar amassando essa mistura é quase terapêutico (brincadeira), mas é booom!

Eu arrumo em um refratário da seguinte maneira:



Divido a massa em duas. Ponho em uma refratário (não precisa untar) metade da massa, cubro com as cebolas em fatias, rego com um pouco de azeite de oliva, depois cubro com o restante da massa! Cubro o refratário com papel alumínio (para não ressecar o kibe). Leve ao forno médio por 35/40 minutos. Nos últimos 15 minutos, você tira o papel alumínio para dourar.

As cebolas do recheio ficam super macias e deliciosas, ainda mais com azeite. 

Enquanto o kibe assa, o  cheiro de canela fica pela casa toda!

E a final, kibe ou quibe?

6 comentários:

Shiruvana disse...

adoro kibe de forno, só que faço sem a carne.. hehe.. essa receita é um pouco diferente - pra melhor! - da que eu conheço, vou aplicar! bjs,

duda lima disse...

Sil,
manda a sua receita de kibe vegetariano, eu testo e posto aqui!
=)

RAMON(ES) disse...

Minha mãe faz quibe de forno, procede bastante.

Já viu o resultado da promoção lá no meu blog?
ehehehehehe

beijos

Vanessa Sagossi disse...

Eu gosto de kibe de forno.
Só não dá pra fazer de carne de soja...
Beijos,
Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Paola disse...

ISSO É TIPICO LÁ DE CASA A VÓ MARIA FAZ UM QUIBE DELICIOSO, MAS ELE É RECHEADO COM QUEIJO, CATUPIRY OU MOLHO DE FRANGO DESFIADO, UMA DELI...

duda lima disse...

Paola,
me dá a receita desse kibe da vó maria?
amo catupiry!