sábado, julho 03, 2010

"carne assada perfeita" + farofa de cuscuz

No livro "Revolução na Cozinha", Jamie tem um capítulo chamado "Assados de Família", onde todos os pratos parecem deliciosos. Sempre paquerei essa receita, cheguei até a comprar um lagarto bem bonito, mas acabei usando para outra coisa, mas só agora saiu a "carne assada perfeita" acompanhada de farofa de cuscuz (essa farofa é receita da minha tia Jhô).

ele tem razão ao chamá-la de perfeita

Carne assada:
  • 1,5 kg de lagarto bovino (também conhecido como lombo)
  • 2 cebolas 
  • 2 cenouras (eu não tinha e fiz sem elas)
  • 2 talos de salsão (também não tinha)
  • 1 cabeça de alho 
  • um maço pequeno de tomilho, alecrim sálvia ou louro (frescos) ou uma mistura dessas ervas (eu usei alecrim, o queridinho aqui em casa)
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta do reino (usei também pimenta jamaicana*)
Temperei a carne apenas com sal.  Jamie sugere usar os vegetais sem descascar, inclusive o alho, diz apenas para separar os dentes, (eu descasquei a cebola e o alho).


Arrume os vegetais cortados e a carne em uma assadeira e regue com azeite, em seguida leve ao forno médio (preaquecido a 240 graus) por cerca de 1 hora. Eu embalei a assadeira com papel alumínio durante os 30 minutos iniciais, depois retirei o papel alumínio e retornei a carne ao forno para dourar. Regue a carne para não ressecar, caso necessário borrife água!

Uma dica de Jamie para a carne ficar úmida: após retira-la do forno, embrulhe em papel alumínio, cubra com um pano de prato e deixe descansar enquanto prepara o molho.

Molho:
Meu molho foi meio Jamie, meio Duda. 
Separei a carne e os vegetais. Em uma panela, acrescentei o molho que formou da carne, adicionei um pouco mais de água, e uma colher de farinha de trigo, levei ao fogo até engrossar um pouco!

Por fim, fatiei a carne, rearrumei com os legumes em um refratário e joguei o molho por cima!



Farofa de cuscuz:
Minha tia faz essa farofa aproveitando parte do cuscuz que sobrou do dia anterior, como eu não tinha um cuscuz de ontem, fiz um só pequeno para usar na receita.
Não tem muito segredo, é como uma farofa comum... doura a cebola na manteiga e adiciona a farinha, nesse caso, metade de farinha de mandioca e a outra metade do cuscuz esfarelado. Pode incrementar com passas, azeitona, e o que mais gostar!



A receita da carne rende de 4 a 6 porções. Como éramos apenas eu e o marido, fiz meia receita, mesmo assim, daria para 3 pessoas comerem bem!




*Pimenta do reino jamaicana ou pimenta da Jamaica. Ela é um pouco maior que a pimenta do reino convencional e tem um aroma delicioso!

Nenhum comentário: