quinta-feira, junho 17, 2010

um final de semana em Santiago

A minha estadia no Chile foi curta, mas emocionante. Depois do episodio da Alfândega, fomos acolhidos por amigos chilenos (ma verdade um deles é amigo do meu marido, mas a familia toda é muito especial). Passamos um final de semana vivendo como eles, nada de restaurantes, era comida caseira, com direito a visita ao mercadinho do bairro e tudo (uma delicia)!


aaahhh empanadas... completamente diferente do que chamamos de empanadas.

Geralmente são de carne, mas podem ser de frango ou legumes. É feita com carne em tiras (nada de carne moída), com azeitonas, ovo cozido, passas e uma massa bem fininha.


A culinária chilena é muito rica! Nao consegui experimentar nem 1/10 do que eles oferecem, mas percebi que usam muito milho, abacate, verduras e frutas em geral, além de muitos temperos! 


A aparência não é das melhores, mas essa fruta, que se chama tuna, é a coisa mais deliciosa que comi no Chile. É o fruto de um cacto e é cheia de espinhos.  Eu não a conheci assim, comi no hotel e ela já vinha descascada e fatiada.


Além da tuna, outra iguaria chilena que me encantou foi o "merken", é um tempero utilizado pelos índios Mapuche, do Centro-Sul do Chile, uma mistura de especiarias, indescritível! Comi Merken todos os dias, em uma mistura que eles chamam de "pebre", composta por tomate, salsa, alho, pimenta, azeite, sal e queijo ralado, processados no multiprocessador (já tentei fazer em casa, mas não me pareceu igual), come-se com pão ou em tortilhas, carne...
O merken pode ser usado como tempero para carne, frango, peixe, sopa... e por ai vai!


Cerveja popular no Chile é Escudo, ao menos foi a que tomei. Mas alguém pode perguntar: mas e os vinhos chilenos?  Estava me guardando para Mendoza!

3 comentários:

RAMON(ES) disse...

Então a viagem foi bem culinária, massa.

duda lima disse...

A viagem foi super culinária, Buenos Aires que o diga!

Shiruvana disse...

riqueza conhecer a nossa própria América!