quarta-feira, junho 02, 2010

Lasanha de berinjela

O blog também entrou em preparação para as férias (não são FÉRIAS, são férias, apenas 10 dias)!
Mas não é porque eu estarei de férias que deixarei o blog ao relento (adoro essa palavra), aproveitei para organizar as receitas que estavam acumuladas e poder postá-las enquanto eu estiver longe da minha cozinha e,  comendo muitas delícias, delícias que eu fotografarei para colocar aqui na volta (ou mesmo durante a viagem)!

Vamos a receita da lasanha de berinjela, né?

Essa eu adoro, é boa, bonita, rápida e prática!


Receita:
  • 2 berinjelas médias fatiadas em rodelas finas (rende bastante)
  • 250 g de mussarela ( + ou -, ao gosto do freguês)
  • molho de tomate (versão vegetariana e light) ou molho à bolonhesa (dessa vez fiz com bolonhesa)
O molho à bolonhesa:
  • 300g de carne moída
  • 250g de mussarela (ao gosto do freguês)
  • 1 caixa de molho de tomate (520g, eu acho)
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 1 cebola média picada
  • alho
  • azeite
  • sal (se necessário, pois o caldo de carne já é salgado)
  • pimenta do reino
Em uma panela grande, acrescente o azeite, depois  refogue o alho + cebola, quando dourar, acrescente a carne moída, refogue. Por último ponha o molho de tomate + os cubos de caldo de carne + pimenta. Caso ache pouco molho, para a quantidade de carne, pode acrescentar mais!

Agora é só arrumar em um refratário as fatias de berinjela + molho + queijo, berinjela + molho + queijo, berinjela + molho + queijo, finaliza com queijo ralado. Leva ao forno bem quente por uns 25 minutos. A berinjela não precisa ser pré cozida, pois ela vai cozinhar no forno com o molho!

4 comentários:

Clarice disse...

Essa eu conheço, mas en vez de cortar em rodelas, eu corto longitudinalmente (rsrs), pois minha forma é retangular. O molho que eu faço leva, além de cebola e alho, alho-poró (que aqui custa mais barato que coentro, dependendo do tamanho, e reina nas "verdulerías"). É deliciosa essa lasanha, além de prática. Boa dica!

duda lima disse...

oi cla,
bom ter você aqui de volta!
adoro alho-poró!
bjo

Fabiana disse...

tudo o que tem alho poró é bom eu costumo dizer.

será que essa receita é igual a da minha mãe? ela costumava fazer lasanha de berinjela p a gente, e só assim preu comer berinjela!

e essa foto não tá gatinha não, viu? em compensação, deve estar uma delícia!

bjs

duda lima disse...

A foto nao ajuda, mas estava deliciosa!
eu tambem nao sou fa de berinjela, mas adoro essa receita!