quinta-feira, maio 20, 2010

suflê de parmesão + rolinho de mussarela de búfala

Os livros mal chegaram e eu já fui logo procurar uma receita leve para o jantar, o escolhido foi o D. Benta (que merece um post especial só para ele)!  Bom, pensei no que tinha na geladeira, imaginei o que gostaria de comer e o resultado foi suflê! Nunca havia feito um suflê antes e fiquei super animada com o resultado (apesar do desespero no meio da receita, por algum motivo comecei a achar que tinha algo errado, hehe)!


olha como ficou bonitinho

Eu estava muito abusada e não fiquei só no suflê, fiz um rolinho de mussarela de búfala com tomate fresco e manjericão (chique de morrer), peguei a idéia do Rainhas do Lar, elas chamam de rondeli, mas o meu é rolinho mesmo!

os meus rolinhos

Suflê de Queijo Parmesão (metade da receita)
  • 75 gramas de farinha de trigo (foi no olhometro)
  • 1 1/2 xícara de leite frio
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1 pitada de pimenta branca (usei pimenta do reino mioda com pilão, porque estou sem moedor)
  • 1/2 colher de manteiga ou margarina
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 2 gemas
  • 2 claras em neve

Dissolva a farinha de trigo no leite, junte o sal e a pimenta. No livro ele manda levar ao fogo até ferver, por uns 10 minutos, isso me confundiu, pois estamos falando de farinha de trigo, leite e fogo, o que vira um creme, mas é isso mesmo, é para ser um creme grosso, sendo que uns 3 minutos bastam!
Incorpore delicadamente as claras em neve ao creme, coloque em um refratário untado com manteiga ou margarina, leve ao forno pré aquecido beeeem quente, por uns 20 minutos ou até dourar em cima!



na foto parece grande, mas o prato é de sobremesa, viu?

Os rolinhos são super charmosos e simples (podem ser usados como entrada ou bilisquete em uma reunião de amigos), os recheios podem variar!  Comprei a manta de mussarela de búfala na Perini, preço super possível, R$ 8,00, além disso rende bastante, eu usei 1/3, e renderam 5 rolinhos!
Não tem segredo na montagem, é abrir a manta colocar o recheio a sua escolha e enrolar como um rocombole. Admito que tive medo na hora de cortar e despedaçar tudo, mas o queijo é bem firme (e para me dar segurança usei uns palitos de dente, que tirei depois de arrumar os rolinhos no prato)!

Ah! Se ficou em dúvida, no Rainhas do Lar elas dão o passo a passo com fotos (um dia eu chego lá, ou não)!

2 comentários:

anatulipa disse...

Manta de mussarela de búfala...vivendo e aprendendo!
hahaha!

duda lima disse...

manta de mussarela de búfala é tudo de bom, recomendo!