sexta-feira, maio 14, 2010

Arroz fantasia e frango com alecrim

Estive visitando a casa da minha mãe (ela é paisagista e tem diversos temperos frescos em casa), a visita rendeu um pé de manjericão e um punhado de alecrim fresco! Na hora que ganhei o alecrim pensei em fazer uma receita que tenho guardada de palitinhos de queijo com alecrim, mas me deixei influenciar por Luzia (que trabalha com a minha mãe a uns 30 anos), ela me sugeriu usar no frango.



Aproveitei que uma amiga veio para almoçar e coloquei em prática a idéia do frango com alecrim. Não rolou receita para me guiar, foi bem instintiva, mas deu super certo. Além do frango, fiz um "arroz fantasia", uma receita que eu adoro, tirada dos livros da minha mãe (mas claro que eu readaptei ao que tinha disponível na minha geladeira)!

Primeiro o frango (facinho de verdade):

1 peito de frango sem pele temperado com sal e pimenta do reino (eu fiz uns furinhos nele  para entrar o tempero)
2 colheres de sopa de manteiga
um punhado de alecrim seco

misturei o alecrim com a manteiga e passei no peito de frango, coloquei em um refratário e cobri com papel alumínio (para não ficar seco), levei ao forno por uns 20 minutos. Por fim, tirei o papel alumínio e deixei mais uns 10 minutinhos para dourar! Tcharam, está pronto!


Ah! Se achar 2 colheres de manteiga muito pode colocar só uma.

Arroz Fantasia:
2 xícaras de arroz cozido (serve aquele que sobrou do dia anterior)
1/2 xícara de passas (intervenção minha, não tem na receita original. Também sei que tem gente que não gosta de doce com salgado, eu adoro)
1/2 xícara de cenoura cozida em quadradinhos
1/2 lada de milho verde (eu não tinha, por isso não coloquei)
2 colheres de sopa de salsinha picada (eu e meus armengues! Só tinha coentro, mas rolou assim mesmo)

Mistura tudo e põe em um refratário (espera que vem a cobertura)!

Cobertura:
1/2 xícara de chá de água quente
1 cubo de caldo de galinha
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de sopa de queijo ralado

Dissolva o caldo na água quente, junta o creme de leite e o queijo,  espalha sobre o arroz e leva ao forno para gratinar, uns 10 a 15 minutos!


Segundo a minha mãe, rende 2 porções generosas. Eu fiz o dobro do arroz para 3 pessoas famintas!

6 comentários:

Zeca Forehead disse...

Dudinha, ter um pé de manjericão é algo de providencial! hehehe

bjao

maria eme bê disse...

acredita se eu disser que sua dedicação culinária no/para o blog tem me inspirado? tanto que resolvi cozinhar mais, com mais dedicação, me divertindo... é algo que eu sempre adorei, mas quando vira obrigação é fácil você banalizar um pouco. mas agora tenho tido vontade de me apaixonar de novo pela cozinha (ter um namorado pra apreciar a comida ajuda!)... tanto que decidi retomar as postagens no blog de culinária que tenho com uns amigos e que todo mundo deixou meio à toa. olha lá: http://cuqueclube.blogspot.com/ e vamos 'trocar figurinhas' com mais frequência.
beijão, duda!


AH! e ontem comprei o livrinho de dicas culinárias das meninas do 'rainhas'. vou dar uma olhada e te falo depois o que achei. :)

duda lima disse...

maria,
fico feliz por ter te animado para cozinhar com prazer!
concordo que cozinhar por obrigação é ruim, e ter um namorado/marido para degustar faz toda a diferença!

SILVANA disse...

adoro arroz! só não ia colocar o caldo de galinha.. hehe.. quanto ao alecrim, vamos temperar soja com ele?! bjs,

Morena disse...

Meu deus... Que fome meu deu só em ver essa maravilha!!!!!! Um dia desses, prometo... Vou testar essa receita!!! Olha, suas dicas fazem toda diferença, viu!!!Beijocas!!

duda lima disse...

Sil,
no arroz é só trocar o caldo de galinha por caldo de legumes, quanto a soja eu não sei, tenta e depois diz como ficou!
=)