sexta-feira, abril 16, 2010

muffin de queijo e orégano

Outro dia tive um café com alguns amigos (muito queridos) e decidi fazer esse mufin salgado, mas claro que também teve muffin doce, né? A receita original não é minha e a minha não parece nada com a original (hehehe...), eu tenho mania de alterar todas as receitas!



Nas receitas sofisticadas as pessoas usam uns produtos que você não encontra "logo ali no Bompreço", o que acaba inviabilizando a receita, por isso eu troco pelo que tenho em casa, se não tenho gergelim, alecrim...vai orégano mesmo! Ah, também não gosto de receita em gramas, pois não tenho balança em casa (e acredito que a maioria dos mortais também não tenham), acabo fazendo tudo no olhômetro, mas como peguei essa receita de outra pessoa, vai em gramas mesmo!


Receita:

  • 2 ovos grandes
  • 250 ml de leite (um copo)
  • 100 g de manteiga mole (eu lá sei quanto é isso? só se comprar uma barrinha de 200 grs e cortar ao meio, um saco!)
  • 300 g de farinha de trigo (olha a inconveniência de novo)
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 150 / 200g de queijo triturado ou picadinho (provolone, mussarela, ricota, o que tiver em casa e você gostar)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 1 colher de café de sal (eu morro de medo de salgar a comida, prefiro pecar pela falta, ainda mais usando queijo que já é salgado, exceto com a sem graça da ricota!!!)
  • opcional usar pimenta do reino moída na hora o quanto baste para o seu paladar (para o meu marido nunca basta!)
Em um recipiente você mistura os ingredientes secos (farinha, queijo ralado, orégano, sal e fermento). Em outro recipiente bata os ovos, a manteiga (na mão mesmo), depois acrescenta o leite. Incorpora essa mistura aos ingredientes secos, por último acrescenta o queijo, ajusta no sal e na pimenta!

A massa fica meio emboladinha assim:


Agora é colocar em formas de muffin ou bolo inglês, levar ao forno alto por aproximadamente 20 minutos ou até dourar (mais que os da foto, pois os meus não deixei dourar, estava com pressa)!
Fica bom servir com uma pastinha de queijo, azeitona, ervas finas... pode ser comprada pronta ou feita em casa! E cuidado com o sal, sempre!


para quem não conhece essas são formas de bolo inglês

3 comentários:

lubisco disse...

não tem orégano, vai canabis KKKK

acabei de ler seu comentário no meu blog... escataploft, caí da cadeira

Aline disse...

Oie!!
Nossa, vejo foto de comida e já fico com fome....aff..rs...
Sobre os ingredientes em gramas, é só você comprar um copo medidor. Vem com a medida equivalente a trigo, açúcar, e também em ml, para leite e tal..
Ele é mega barato.
Beijoss

Morena disse...

Mulher de deus, tú vai virar especialista na cozinha!!!Hihihihihi... Quanto ao copo medidor, concordo com tua amiga!!É bem baratinho e você pode encontrar em lojas de R$ 1,99. Beijocas,
Soraia.