quarta-feira, janeiro 06, 2010

Qualquer um pode aprender a cozinha em 24 hs???

Ganhei de natal o lovro de Jamie Oliver, Revolução na cozinha: todo mundo pode aprender a cozinhar em 24 hs. A proposta é bem bacaninha, você aprende apenas 1 receita de cada capítulo e passa adiante para no mínimo 2 pessoas, sendo que elas devem se comprometer em passar adiante também. O objetivo dele é fazer com que os ingleses se alimentem melhor, de forma mais saudável. Até ai tudo bem.




Lá fui eu toda empolgada procurar uma receitinha básica para o jantar do maridão (porque eu me encontro de dieta e nem pensar em jantar, unf!), parto do princípio de que o livro é básico, com receitinhas fáceis com tudo que se tem em casa, né? Coisa nenhuma!

Para começar, no início do livro ele fa 2 listas de coisas indispensáveis para cozinhar, uma de utensílios essenciais, 27 utensílios para ser exata (alguém sabe o que é um "wok"? ou alguém ainda usa batedor de ovos manual de metal?) e a segunda lista é de ingredientes, na verdade mais de 60 ingredientes "indispensáveis" (mostarda Dijon $$, feijão roxo em conserva, feijão branco em conserva, grão-de-bico em conserva...quanta conserva, aff!).

Na primeira receita, um sanduiche de filé, ele pede logo coogumelo tipo shitake e alecrin fresco e pimenta do reino moida na hora. S ó agora consegui comprar um moedor de pimenta do reino (dei de presente de natal ao marido), pois custa a bagatela de 90 reais um de qualidade. Ele fala de shitake como se todo mundo (no caso eu) tivesse uma bandejinha na geladeira para qualquer emergência. E o alecrin fresco eu vou pegar na minha horta, né? Ai vai dificultando um pouquinho aprender a cozinhar em 24 hs!

Talvez tudo isso seja muito comum na Inglaterra, mas estou na Bahia e aqui essas coisas não são tão à mão assim! E olha que eu nem passei do primeiro capítulo e estava longe de chegar no capítulo de comida indiana. O coitado do Jamie Oliver não teve culpa com as diferenças culturais entre os nossos países, ele queria mesmo é difundir sua idéia de alimentação saudável e vender livro (claro)!

Ok, é fato que mais para a frente rolam umas receitinhas fáceis, mas as vezes com ingredientes que não são do nosso dia a dia. Deve ser muito difícil comparar os hábitos da culinária inglesa com os da culinária brasileira, principalmente da baiana. Lá eles comem comida indiana quase todo dia, o que para a gente é uma raridade, principalmente pelo preço, entre outras diferenças (imagine um inglês comendo um acarajé com pimenta, deve ser piriri na certa).

Eu adoro cozinha e não vou me deixar abater por essas diferenças, vou é fazer o que sempre faço (como boa terapeuta ocupacional que sou) vou adaptar a minha realidade! Eu costumo cozinhar com o que tem em casa, invento uns pratos um tanto originais e no final digo o seguinte para quem experimenta, "se gostou aproveita porque eu não vou saber fazer de novo", hihihi! Eu não sou boa de seguir receita, saio mudando tudo e quase sempre dá certo! Então farei o mesmo com as receitas de Jaime Oliver e espero que ele não fique bravo, pois não poderei passar adiante suas receitas, até porque agora elas serão minhas!

6 comentários:

Ana disse...

Eu sei o que é uma WOK!!!!!!!!! rs...
Adorei a nova cara do blog!
bj

Clarice disse...

Oi Duda, adorei o relato da suas façanhas culinárias, eu tb gosto de cozinhar e te entendo perfeitamente. Tenho um wok aqui em casa, quase nunca uso, por pura falta de costume, rsrs. É útil, sim, dá pra fazer pratos orientais, como o shop suey com muitos legumes, sem melar o fogão todo.
Bjos e boa sorte nas receitas!

Fabiana disse...

Amiga, até eu sei o que é um wok! e o batedor é super fácil de achar, e baratinho.

Eu sou sempre super a favor de suas experiências culinárias, dou inclusive apoio como cobaia em todos os momentos que vc quiser, viu?

E não desista de passar as receitas, nem que sejam as suas. A verdade é que, se eu conseguisse aprender a cozinhar em 24 h, aí sim, poderíamos afirmar que QUALQUER PESSOA pode aprender a cozinhar!!!rs

Shiruvana disse...

é por isso que estou procurando um livro de receitas CEARENSES pra te dar.. aí não será tããão difícil adaptá-las ou até conseguir os ingredientes! hehe.. bjs,

duda lima disse...

só falta achar cardamomo, garam masala, cúrcuma, páprica defumada...mas onde?

Clarice disse...

Se vc quiser, não prometo tudo, mas pelo menos um par desses ingredientes aqui são fáceis de encontrar e beeem mais baratos que aí. Vamos ver o que posso fazer pela sua cozinha. Minha cara-de-pau é grande e sem nem lhe conhecer já estou me convidando para experimentar alguma das suas receitas, hahah! Bjo :)